top of page
39.jpg

Blefaroplastia para pálpebras caídas, bolsas embaixo dos olhos e rejuvenescimento do olhar

41.jpg
Um dos adjuvantes do rejuvenescimento facial é a blefaroplastia, uma cirurgia plástica realizada para melhorar a aparência do olhar por meio da remoção do excesso de pele e gordura nas pálpebras superiores e/ou inferiores, que se formam com a flacidez da pele e o processo de envelhecimento ou de emagrecimento acentuado.
 
As principais indicações para cirurgia de pálpebras e região dos olhos são:
Quando o músculo que levanta a pálpebra superior enfraquece, a pálpebra pode cair e até mesmo cobrir parte da pupila, dificultando a visão, além de deixar o olhar entristecido. Nesse caso o diagnóstico é de ptose palpebral verdadeira, que pode ter várias causas. As mais comuns são senil e traumática e exigem correção cirúrgica com tratamento da musculatura e aparelho levantador da pálpebra superior, sendo inclusive comum em um lado só.
Blefaroplastia
Blefaroplastia
A pele da pálpebra superior pode começar a perder elasticidade e se acumular em excesso com a perda de colágeno da pele que acontece com a idade, criando uma aparência de olhos cansados ou caídos. Nestes casos, indicamos a Blefaroplastia propriamente dita, e que pode estar associada ao reposicionamento do canto lateral do olho. Nos pacientes jovens e com um olhar aberto, o canto lateral dos olhos é cerca de 1 a 2 mm mais alto que o canto de dentro, puxando levemente para cima. Com o passar dos anos, o canto lateral pode ir caindo aos poucos e precisa ser reposicionado em um procedimento chamado de Cantopexia, que é complementar à Blefaroplastia.
Além disso, muitas vezes o problema do olhar cansado é causado não pelas pálpebras, sobra de pele ou de bolsas de gordura e sim por causa da queda ou ptose da sobrancelha. Em alguns pacientes, a sobrancelha cai com o passar da idade, principalmente na parte lateral e, em casos mais avançados também na porção central, e precisa ser reposicionada. Nestes casos de queda da sobrancelha, ela causa um peso sobre a pele das pálpebras e confere um olhar entristecido e pesado, em especial na queda do canto lateral.
Blefaroplastia
Blefaroplastia
O tratamento em geral é multimodal, envolvendo aplicação de toxina botulinica, o famoso Botox®;  procedimentos para tratamento da pele e flacidez como radiofrequência microagulhada, Morpheus®, e ultrassom microfocado, e cirúrgico, com procedimentos de suspensão do supercílio (sobrancelha)  e Cirurgia de Castanhares, na qual retiramos o excesso de tecido acima da sobrancelha deixando uma cicatriz na transicão do supercílio que é praticamente imperceptível.
O processo de envelhecimendo faz com que o tecido adiposo que se encontra nas pálpebras inferiores se projete para frente, formando as bolsas de gordura. Para o tratamento dessas bolsas, realizamos sua retirada por um acesso abaixo do cílios ou por dentro da conjuntiva e, em alguns casos, realizamos a reposição da gordura mal posicionada por meio do enxerto de gordura.
Blefaroplastia
bottom of page