top of page
50.jpg

Lipoenxertia e Enxerto de Gordura

Reposição de volumes da face e coxins de gordura

48.jpg
No nosso rosto apresentamos diferentes “bolsas” de gordura, que chamaremos de coxins. Algumas são mais profundas e outras mais superficiais e são justamente elas que conferem um aspecto jovem à face. Nos bebês, esses coxins de gordura são proporcionalmente maiores e essa proporção vai se alterando com o passar da idade.

Durante o envelhecimento e em alguns casos de paciens jovens atléticas, que perderam bastante peso ou em algumas doenças como esclerodermia e Sindrome de Parry Romberg, ocorre uma reabsorção de gordura da face e diminuição dos seus volumes, o que causa um aspecto envelhecido, esqueletizado e cansado.
Lipoenxertia e Enxerto de Gordura
Com o surgimento dos preenchedores de ácido hialurônico, o estudo dessas bolsas de gordura se intensificou há algumas décadas e hoje há um entendimento mais amplo da sua função no envelhecimento. Todavia, o preenchimento com ácido hialurônico é um procedimento temporário, que exige novas aplicações recorrentes com todos os riscos e custos de um novo procedimento.
Lipoenxertia e Enxerto de Gordura
Dessa maneira, importantes vantagens da lipoenxertia, ou seja enxerto de gordura em preparo micronizado, também conhecido como microfat são a durabilidade, uma vez a gordura integrada, não é mais reabsorvida além da reabsorção natural da gordura com o passar do tempo); a minimização de complicações, reações ou rejeição e o fato de poder ser associada a outro procedimento cirúrgico.
Por isso a lipoenxertia com microfat é uma diferente forma de preparar a gordura, é um procedimento que utilizamos muito frequentemente em associação com o Lifting de face e pescoço, pois além de reposicionarmos os tecidos com flacidez, conseguimos repor os volumes que estão faltando no rosto no mesmo tempo cirúrgico e com resultados duradouros.
Se existem diferenças entre os enxertos de gordura, é porque existem outros tipos. Um deles é o macrofat, ou seja, enxertos de gordura com volumes e diâmetros maiores das esferas de gordura, utilizados em grandes aumentos de volume corporal, como no caso de lipoexertia de mamas e glúteos. O preparo e a coleta são específicos para essa técnica e sua enxertia, ou seja colocação, também.
Lipoenxertia e Enxerto de Gordura
Lipoenxertia e Enxerto de Gordura
Já o outro tipo e de maior relavância para a cirurgia de face é o preparo em nanoesferas de gordura, ou seja, de diâmentro muito menor. Nesse tipo de preparo, o objetivo é trazer e aproveitar ao máximo as propriedades regenerativas dos adipócitos, células-tronco adiposas e fatores de crescimento. Com isso, conseguimos uma imporante melhora do aspecto e qualidade da pele, com melhora do tônus, viço e formação de colágeno.
Para isso, realizamos um preparo ainda mais delicado, separando manualmente os enxertos e preparando em filtros específicos que fazem a extração dos fatores de crescimento e células-tronco, resultando em um ultrafiltrado que é utilizado com o objetivo de melhorar a qualidade e textura da pele.
bottom of page