Orientações Gerais

Pré e pós operatório

Orientações pré-operatórias gerais

• 3 meses antes
    Parar de fumar, para evitar problemas vasculares durante e após a cirurgia.

•  1 mês antes
    Interromper o uso da pílula anticoncepcional e de medicações que aumentam o sangramento, como Aspirina e AAS.

• 2 semanas
    Parar de tomar sol.

• 1 semana antes
    Parar a ingestão de bebida alcoólica.

• 1 dia antes

• Remover alongamento de unhas, cabelos, cílios e esmalte das unhas;

• Evitar carne de porco, camarão, frutos do mar em geral e alimentos inflamatórios;

• Fazer 8 a 10 horas de jejum.

• No dia

• Levar exames pré-operatórios e documentos e acessórios cirúrgicos (bandana, faixa, cinta, placa, sutiã e meias compressivas);

• Caso faça uso de algum medicamento de uso contínuo, tomar com uma quantidade muito pequena de água.

• Cirurgia das mamas
    Parar de treinar alguns dias antes para que o músculo não fique inflamado.

• Ninfoplastia
    Não ter relação sexual até três dias antes da cirurgia.

pre

Orientações pós-operatórias gerais

• Cirurgias de face

• Descansar e evitar atividades extenuantes ou que possam causar traumas à face, sangramentos e pressão na área operada;

• Manter a cabeça elevada durante os primeiros dias após a cirurgia para reduzir o inchaço e a pressão no nariz, por meio de travesseiros e almofadas (até mesmo para dormir);

• Aplicação de gelo ou compressas frias na área do nariz e olhos para ajudar a reduzir o inchaço e o desconforto várias vezes por dia, por cerca de 15 minutos;

• No caso da Rinoplastia e Septoplastia, não use óculos nos primeiros dias para evitar a pressão sobre o nariz;

• Usar uma bandana ou faixa elástica no rosto e pescoço para ajudar a reduzir o inchaço e promover a cicatrização no caso da Mentoplastia, Ritidoplastia e Cervicoplastia;

• Usar uma bandana ou faixa elástica nas orelhas para ajudar a reduzir o inchaço e promover a cicatrização no caso da Otoplastia;

• Usar corretamente a medicação prescrita pelo cirurgião;

• Fazer a higienização do nariz com solução salina para ajudar a manter o nariz limpo e evitar infecções, segundo a orientação do cirurgião e com muito cuidado;

• Evitar exposição ao sol para não causar danos à pele do nariz e ao resultado final da cirurgia;

• Comparecer às consultas de acompanhamento para avaliar o progresso da recuperação e garantir que a cicatrização esteja ocorrendo adequadamente.
  • Cirurgias corporais

• Usar uma faixa compressiva nos braços por algumas semanas e a realização de exercícios de recuperação para ajudar a restaurar a mobilidade dos braços no caso das cirurgias de mamas e da Braquioplastia;

• Usar o sutiã cirúrgico e a cinta todos os dias, o dia todo, durante 30 dias ou até a data recomendada pelo cirurgião;

• Usar as meias de compressão até 7 dias após a cirurgia ou até a data recomendada pelo cirurgião;

• No caso da Abdominoplastia, andar um pouco curvada por uma semana, para não esticar muito a pele.
pós