top of page
34.jpg

Ritidoplastia e lifting de face

36.jpg

A Ritidoplastia, popularmente conhecida como Lifting Facial ou Facelift, é uma cirurgia cujo objetivo é o rejuvenescimento do rosto, pescoço e região da mandíbula, por meio do ajuste cirúrgico dos tecidos da face e remoção do excesso de pele e gordura para reposicionar os tecidos e tratar a flacidez. O resultado é uma face mais jovem e com pele mais firme, de aspecto descansado e sereno.

 

A Ritidoplastia é indicada para pacientes que apresentam flacidez acentuada na pele do rosto e pescoço, rugas, marcas e sulcos profundos e perda de definição na região da mandíbula decorrentes do envelhecimento ou do emagrecimento acentuado.

Ritidoplastia e lifting de face

Para entender melhor como isso ocorre, o envelhecimento da face se divide em alguns grandes componentes:

Queda do sistema muscular da face, conhecido pelo nome de SMAS, e compartimentos de gordura da face por flacidez, levando à formação das linhas de marionete, bigode chinês e Jowl (“carinhosamente” apelidada pelas pacientes de Bulldog), tratados com o Facelift e reposição dessas estruturas.

A perda da massa óssea e diminuição do esqueleto facial, causando dimiuição da projeção do mento, aumento do tamanho da cavidade do nariz e do olho e alongamento do lábio superior, que tratamos com reposição de volume.

A mudança da qualidade e aspecto da pele, com aparecimento de rugas finas e pele frágil, como as linhas de código de barra formadas ao redor da boca, tratada com as técnicas de resurfacing que comentaremos mais pra frente e tratamento em longo prazo com medicação tópica e controle da atividade muscular com toxina botulinica.

Ritidoplastia e lifting de face

E qual a importância disso? Esse conhecimento é essencial para entender a indicação de cada técnica cirúrgica, cada procedimento e cada adjuvante no tratamento individualizado do seu rosto.

Somos todos diferentes uns dos outros e não envelhecemos por igual. Não existe uma técnica única que seja ideal e todas têm suas indicações e contraindicações, por isso é tão importante a avaliação médica e planejamento pré-operatório com um cirurgião que seja qualificado, capacitado e que você confie!

37.jpg

Técnicas cirurgicas de Facelift

Diversas técnicas de Facelift foram desenvolvidas desde o primeiro relato de uma cirurgia de rejuvenescimento facial em 1901. Com o passar dos anos e avanço da anatomia, anestesia e técnicas cirúrgicas, diferentes abordagens foram evoluindo.
 
Atualmente, as principais técnicas de Facelift são o lifting cutâneo, a plicatura do SMAS (reposicionamento dos músculos e compartimento de gordura sem ressecção)  e as técnicas de elevação, tração e muitas vezes ressecção do SMAS, sendo elas as mais comuns o High SMAS e o Deep Plane.
Na Ritidoplastia Subcutânea é realizado um descolamento da pele da face, do pescoço e de trás da orelha, com reposicionamento e retirada do excesso de pele. É a técnica com recuperação mais rápida e é muito bem indicada para pacientes mais jovem, com a face leve e magras. Entretanto, pode ter resultado limitado em pacientes com a face mais envelhecida e com proeminência de flacidez de tecidos profundos.

Ilustração ritido subcutânea

Técnicas cirurgicas de Facelift
Técnicas cirurgicas de Facelift
Já na técnica de lifting com plicatura de SMAS, é realizado um reposicionamento da camada muscular, sem retirada de tecidos, com excelentes resultados pós-operatórios. É a cirurgia de face mais realizada em todo o mundo atualmente, o último estudo mostrou ser realizada por mais de 85% dos cirurgiões de face. É uma cirurgia com resultados duradouros e tem indicação ótima em pacientes com flacidez sem excesso de tecido.

Técnicas de elevação, tração e ressecção do SMAS

Atualmente muito famosas nas mídias sociais, as cirurgias mais profundas de face tiveram grande crescimento nos últimos anos. Com elas, levantamos a camada muscular da face, tracionamos os tecidos com flacidez e reposicionamos as camadas mais profundas, recuperando o aspecto jovial do rosto. Entretanto, essas técnicas têm tempo cirúrgico mais longo e com um risco maior de complicações.
 Técnicas de elevação, tração e ressecção do SMAS
38.jpg

Tratamento do lábio e Lip Lift

Além do tratamento da flacidez da face, outra estrutura central na face que merece atenção é o lábio superior. Com o avançar do tempo, ocorre uma reabsorção óssea da sustentação do lábio superior e, por consequência, seu alongamento. Isso causa uma introversão do lábio e causa uma impressão de importante envelhecimento. Sendo assim, em pacientes em que esse comprimento do lábio superior passa de 2cm, medidos do limite do lábio vermelho até a base do nariz, indicamos a suspensão labial ou Lip Lift. Com isso ocorre uma melhor projeção do vermelhão labial e aspecto mais jovem ao terço central da face.

Tratamento do lábio e Lip Lift
bottom of page